Loading…

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
noticia 0 15/01/2025

“A ABRACO trabalha para continuar contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do Brasil”

Na edição 79, a Revista Corrosão e Proteção, da ABRACO, traz uma entrevista com Luiz Paulo Gomes, diretor da IEC, que assumirá a presidência da Associação no biênio 2025/2027.

Na sua visão, como a área de corrosão se insere no desenvolvimento atual do Brasil e qual a importância da ABRACO neste cenário?

O conhecimento dos processos de corrosão e dos métodos de proteção é de fundamental importância para o projeto, a construção e a manutenção da integridade dos ativos de aço de um modo geral. Isso inclui: instalações aéreas (fábricas, usinas e plantas industriais); dutos enterrados (oleodutos, gasodutos, minerodutos, alcooldutos, adutoras e emissários); instalações submarinas (dutos, píeres de atracação de navios, plataformas de petróleo, navios e embarcações); e armaduras/ferragens de reforço de estruturas de concreto (edificações de um modo geral, em especial próximas ao mar). Essas construções são muito importantes para o desenvolvimento do país e tendem a crescer bastante na próxima década.

Isso posto, fica fácil perceber a grande relevância do trabalho da ABRACO na permanente divulgação, formação e capacitação de técnicos e engenheiros especializados no controle da corrosão.

Nossa Associação sempre esteve atenta a essa demanda. Da mesma forma, sempre esteve à frente de todo esse processo de formação e qualificação de profissionais competentes para exercer atividades de prevenção e controle da corrosão, tão imprescindíveis para o bom andamento de indústrias, por exemplo, um forte setor da economia do país. E a ABRACO trabalha para continuar contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do Brasil.

Considerando que a área de corrosão é multidisciplinar, de que forma a ABRACO poderá avançar nas diversas subáreas (revestimentos, pintura anticorrosiva, proteção catódica, materiais, entre outras), a partir da sua gestão?

Pretendemos aumentar consideravelmente a oferta de cursos e treinamentos especializados em todas as áreas de corrosão e proteção, em todas as regiões do Brasil. O principal objetivo da ABRACO será o auxílio a estudantes com menor poder aquisitivo, de modo que eles possam ingressar no mercado de trabalho. Para tal, nossa intenção é promover essas capacitações a baixo custo ou, até mesmo, oferecê-las gratuitamente. Isso será possível com o patrocínio das empresas mantenedoras da ABRACO e de outras organizações que queiram se juntar a nós nessa empreitada.

Como será a atuação da ABRACO nos segmentos de eventos, normalização técnica, qualificação e certificação?

Nossa gestão pretende prosseguir com o excelente trabalho desenvolvido pela atual diretoria nesses últimos anos. Queremos também dar continuidade e todo o apoio necessário para que os eventos, de um modo geral, e, em especial, as atividades de normalização, qualificação e certificação sejam realizados com excelência. Afinal, são ações muito importantes para o público da ABRACO e, consequentemente, para a preservação do ótimo conceito da Associação no setor em que atua.

Qual a sua visão sobre as parcerias, tanto para execução de projetos quanto para defesa dos interesses da ABRACO?

Temos hoje algumas parcerias importantes, de grande valor para a Associação, que cor roboram nossa excelente performance no desenvolvimento das atividades de treina mento, normalização e qualificação. Contudo, pretendemos expandir conscientemente essa imprescindível contribuição.

A participação de empresas e instituições do setor, representadas por especialistas de alto nível, viabiliza, incontestavelmente, a realização de nossos projetos.

É justamente por esta razão que precisamos ampliar essas parcerias, pois queremos avançar em nossas metas e contribuir para o crescimento e o fortalecimento da qualidade profissional do setor de corrosão e proteção anticorrosiva, que é a missão da ABRACO.

O senhor gostaria de acrescentar algo sobre os planos para a sua gestão como presidente da ABRACO?

Sim, claro. Temos alguns planos em mente, sempre com o objetivo de fortalecer nossa Associação. Em conformidade com tudo o que fazemos, queremos torná-la ainda mais importante para a nossa comunidade técnica e científica.

Para isso, esperamos continuar contando com a atuação de todos os nossos funcionários e colaboradores. É uma equipe excelente, que sempre apoiou a ABRACO ao longo de todo esse tempo. Todos são importantes, cada um na sua função, e queremos proporcionar também a eles a oportunidade de serem treinados em suas atividades.