No próximo dia 12 de Maio de 2025, nosso diretor técnico Luiz Paulo Gomes vai fazer uma apresentação técnica no XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE PONTES E ESTRUTURAS, que esse ano acontecerá no Rio de Janeiro.
Pontes e estruturas de concreto, em especial as influenciadas por água, cloretos, CO2 e outros poluentes, são uma grande preocupação dos técnicos e engenheiros que trabalham com a operação, inspeção e manutenção dessas construções importantes.
Pontes, viadutos, instalações portuárias, píeres de atracação de navios e edificações, notadamente os construídos junto a rios, ao mar e em ambientes úmidos, sofrem problemas de corrosão importantes, que precisam ser diagnosticados e solucionados em tempo hábil.
Algumas edificações com esse problema acabam, inclusive, entrando em colapso, devido à falta de manutenção, causando grandes prejuízos e ceifando vidas humanas, o que é inaceitável.
Quando as estruturas já estão contaminadas por cloretos e umidade, por exemplo, a única solução para eliminar a corrosão, na maioria dos casos, consiste na instalação de anodos de proteção catódica, desenhados especialmente para serem facilmente embutidos no concreto, durante os serviços de recuperação e reabilitação.
O assunto é tão importante que a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, através de sua Comissão de Estudos de Proteção Catódica (ABNT CE-043:000.003), parte integrante do Comitê Brasileiro de Corrosão CB43, decidiu criar um Grupo de Trabalho que está elaborando o Projeto da Norma Brasileira de Proteção Catódica de Estruturas de Concreto (ABNT 043:000.003-008), que será levado à consulta pública ainda nesse ano de 2025.
Além da ABNT, também o IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto e a ABRACO-Associação Brasileira de Corrosão, estão tomando medidas importantes para o estudo, regulamentação e divulgação do tema proteção catódica de estruturas de concreto.
O IBRACON acaba de publicar o documento técnico “Procedimentos de Ensaios de Avaliação de Componentes Usados na Prevenção e Proteção Catódica de Armaduras” e a ABRACO disponibiliza em seu site a Recomendação Prática RP-CAC-001 “Corrosão de Armaduras em Estruturas de Concreto – Recomendações de Avaliação, Diagnóstico, Prevenção e Controle.
Apesar de muito importante, econômica, muito simples e comprovadamente eficiente, a técnica de proteção catódica de estruturas de concreto ainda é muito pouco conhecida aqui no Brasil, sendo, muitas vezes, não considerada pelos técnicos e engenheiros responsáveis pelo projeto, construção, manutenção e recuperação de obras de concreto.
Nessa apresentação Luiz Paulo Gomes mostrará como a utilização dos anodos podem tornar os serviços de recuperação e reabilitação de pontes e estruturas de concreto mais fáceis, eficientes, seguros, econômicos e de longa duração.