A IEC possui em seu portfólio dispositivos protetores de juntas de isolamento elétrico fabricados pela Dairyland Electrical Industries, a DEI.
As juntas das tubulações podem estar sujeitas a falhas de sobretensão devido ao relâmpago e, em algumas aplicações, à tensão AC. Quando uma tubulação está perto de uma linha de transmissão elétrica, ele pode estar sujeito a tensão AC significativa se ocorrer uma falha. A proteção contra sobretensão contra raios e condições de falha AC, ocorre ao mesmo tempo que mantêm a proteção catódica das juntas de isolamento da tubulação. Isso é possível usando produtos classificados através de escolha adequada do dispositivo e a localização da instalação dos mesmos. As tubulações e instalações adjacentes devem ser examinadas para estabelecer um esquema de proteção completo.
Os protetores também chamados de desacopladores, drenam corrente alternada e bloqueiam corrente contínua nas principais aplicações:
– Proteção de Juntas Isolantes: Instalados em paralelo às juntas, os desacopladores permitem a passagem de correntes AC oriundas de descargas atmosféricas ou de linhas de alta tensão em caso de curtos circuitos ou em regime contínuo;
– Mitigação de tensões AC oriundas de linhas de alta tensão: A melhor maneira de reduzir estas tensões é aterrar dutos, mas isto inviabilizaria a proteção catódica. Os desacopladores permitem conectar os dutos aos aterramentos sem prejuízo da proteção catódica pois drenam as correntes AC e bloqueiam as DC.
– Aterramento de válvulas e estações ligadas aos dutos;
– Aterramento de tanques com proteção catódica;
– Aterramento temporário de embarcações em portos;
Principais Produtos:
– OVP;
– SSD;
– PCR;
– Entre outros.