Loading…
Inspeção e Integridade

Detecção de Vazamento de Gás

A IEC realiza o serviço de detecção de vazamento de gás e o controle de estanqueidade de rede é realizado por um equipamento de alta tecnologia. E o mesmo possui excelente sensibilidade que permite encontrar, de forma rápida e segura, até as menores concentrações de GÁS.

As tubulações podem ser enterradas ou aéreas. Muitas vezes atravessam regiões densamente povoadas ou zonas rurais, pisos com ou sem pavimento, transportando gás por muitos quilômetros. Portanto, podendo cruzar cidades, estados e até países.

A detecção de vazamento prioriza a segurança e a saúde da população no entorno dos gasodutos, dos funcionários envolvidos direta e indiretamente com os serviços, além do seu comprometimento e responsabilidade com o meio ambiente.

Quanto mais rápida a detecção do vazamento de gás ocorrer, menores serão os impactos ambientais, riscos de acidentes, danos sociais e pessoais.

Obter a informação antecipadamente é estar à frente, minimizando riscos, impactos e prejuízos.

Execução dos serviços de detecção de vazamento em redes de gás

Os vazamentos em tubulações podem ocorrer devido a alguns fatores de difícil controle. Tais como: variações bruscas de pressão, deterioração do material por corrosão ou fadiga mecânica, manutenção inadequada, falha humana e etc.

A renomada experiência da IEC na capacitação técnica de sua equipe assegura a máxima qualidade no serviço de detecção de vazamento de gás. Promovendo, portanto a confiabilidade e a precisão necessária.

Características técnica do serviço de detecção

Inicialmente a rede é percorrida para detecção de resíduos de gás. Após a primeira veri­ficação são marcados os locais de possíveis vazamentos pela criticidade. Uma segunda equipe se desloca a esses locais. E efetua as medições pontuais perfurando o solo (asfalto, concreto, etc.) e ventilando o local para veri­ficar se não é gás residual. É feita então a medição para comprovação de vazamento e as equipes de emergência de reparos são acionadas.

A IEC trabalha com equipamentos de última geração, com as seguintes funções principais:

  • Medição de etano – Quando existem dúvidas se o gás encontrado é da rede ou não, essa função analisa uma amostra. E determina, em 4 minutos, se o gás é metano, propano ou biogás;
  • Espaços confinados – Utilizado para medição de gás em áreas fechadas (sem ventilação);
  • Inspeção doméstica – Para revisões de redes domésticas (tubulações aparentes ou aéreas);
  • Medição de gás – Para medição de grandes concentrações de gás (por exemplo, em trabalhos de inertização);
  • Risco % LIE – Mede o Limite Inferior de Explosividade (possível para Metano, Propano e Butano);
  • Risco ExTox – Na versão mais completa, esta função determina, além do limite inferior de explosividade, os riscos por presença de monóxido de carbono, dióxido de carbono, sulfeto de hidrogênio e ausência de oxigênio.