Loading…
Corrosão e Inspeção e Integridade

Consultoria em pintura industrial

Um enfoque inovador para a pintura industrial

A IEC oferece o serviço de avaliação dos sistemas de pintura existentes e indica as tintas com melhor custo/benefício existentes no mercado. Além disso, oferece também auxílio ao projeto com especificação, seleção de materiais e fiscalização de pinturas. Todo o trabalho é realizado por inspetores qualificados.

Muitas empresas aplicam revestimentos por tintas com altos custos e estes falham precocemente devido à desconsideração de fatores extremamente importantes para o seu empenho, tais como: qualidade da película e preparação do substrato.

Qualidade da película

As películas de tinta devem ser selecionadas para resistir adequadamente aos ambientes corrosivos e não devem ser porosas. Os usos indiscriminados de solventes, por exemplo, pode ser uma causa da porosidade. Por outro lado, as películas devem ter espessura suficientes para um bom desempenho.

Preparação do substrato

Os principais aspectos que aceleram a passagem do eletrólito estão relacionados com a presença de contaminantes na superfície, principalmente sais e excesso de rugosidade, que proporciona pouca espessura sobre os picos.

Detalhes construtivos

Os principais detalhes construtivos que influenciam na pintura são:

  • As frestas que ensejam células de aeração diferencial;
  • Os cantos internos, externos, bordas e arestas que são locais de afinamento da película;
  • Cordões de solda que são também locais de afinamento da película;
  • Flanges e parafusos que são locais de frestas que ensejam células de aeração diferencial e de afinamento da película;
  • Suportação de tubulações que são locais de frestas que ensejam células de aeração diferencial;
  • Locais sem adequada drenagem que ensejam empoçamento de água;
  • Preserve seus ativos, com uma relação custo/benefício adequada procurando dar ao revestimento por tintas a atenção apropriada;
  • Economize até 50% do que se gasta hoje com pintura;
  • A redução de custo decorre de uma adequação dos sistemas de pintura aos meios corrosivos existentes na planta.

Nossa metodologia é composta dos seguintes passos

– Inspeção dos revestimentos de diversos equipamentos na área industrial. Nossos inspetores qualificados fazem uma inspeção detalhada dos revestimentos e emitem um relatório fotográfico;

– Caractericação da corrosividade do meio e setorização. A planta é dividida em setores com diferentes microclimas. É feito um diagnóstico dos sistemas de pintura em função de cada microclima;

– Com esse diagnóstico definem-se os esquemas de pintura que podem ser reaproveitados e os que terão que ser substituídos.

Especificação de esquemas de pintura definidos em função da corrosividade dos ambientes. O critério de seleção dos esquemas de pintura/revestimentos obedece à caracterização dos microclimas identificados. Condições especiais, dentro de cada setor, tais como dreno, ventes, flanges, temperaturas altas ou baixas, superfícies sob isolamento, suportação de tubulações são abordados especificamente.

Os procedimentos de pinturas existentes na empresa são todos analisados e revisões são recomendadas, incluindo a previsão de um sistema de qualidade do revestimento. O quadro mostra no controle da qualidade da aplicação o que se deve controlar na entrada, durante o processo e antes do recebimento do revestimento, devendo-se registrar cada ensaio e teste em formulário específico de forma a permitir a rastreabilidade.

  • Seleção de tintas com qualidade assegurada;
  • Nossos profissionais indicam as tintas com melhor custo/benefício existente no mercado;
  • Treinamento do pessoal técnico do cliente.

Após apresentação do relatório, treinamos o pessoal técnico do cliente para poder gerenciar os sistemas de pintura com eficácia. Além dessa metodologia, podemos ajudar os clientes nas seguintes atividades:

  • Auxílio ao projeto com especificação de pintura e seleção de materiais;
  • Fiscalização de pinturas;
  • Treinamento.